Kit de primeiros socorros na empresa é obrigatório?

Kit de primeiros socorros na empresa é obrigatório?

Com a segurança no trabalho sendo um dos fatores mais importantes para o bom funcionamento de uma empresa, e sendo muitas vezes não tão consciente durante a tomada de decisões financeiras, seria o Kit de Primeiros Socorros um item obrigatório em um estabelecimento?

Sim, legalmente, a existência de Kits de Primeiros Socorros é uma obrigação legal para qualquer tipo de empresa, desprezando-se o segmento, tamanho e/ou quantidade de funcionários. Esta lei está vigente na NR 7.5.1:

7.5.1 Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida. O material deve ser guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.

Além disso, como pode ser notado na descrição da Norma Regulamentadora, é necessária a presença de um profissional treinado para a utilização dos Kits de Primeiros Socorros. Entretanto, um único funcionário capacitado para cada setor é o bastante para que a norma seja respeitada. Ademais, na presença de um único funcionário treinado, a prestação do serviço de primeiros socorros não poderá ser recusada.

Itens do Kit de primeiros socorros

Entre os itens que deverão estar presentes no Kit de Primeiros Socorros se encontram os comuns à todos tipos de segmentos e, também, aqueles que deverão ser determinados por um médico coordenador do PCMSO.

Não obstante, a presença de certos itens no Kit de Primeiros Socorros é proibida. Tais itens podem ser classificados como medicamentos de uso oral, podendo ser, por exemplo, um simples analgésico ou um anti-inflamatório comum.

Entre em contato com a Occupare – Segurança e Medicina do Trabalho para saber mais acerca dos Kits de Primeiros Socorros e, também, sobre nossos serviços.

“Kit de primeiros socorros na empresa é obrigatório?”

Medicina occupacional e segurança do trabalho em Curitiba

A OCCUPARE é uma empresa que presta serviços em Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho, tendo sua sede situada na Avenida Sete de Setembro, 3497 – 12º andar, na cidade de Curitiba-Pr.

Possui parcerias e credenciados em todo o território nacional e dispôe de corpo clínico treinado e preparado para atender as necessidades de cada cliente, além de estar em constante desenvolvimento em busca de inovações na prestação de serviço em Medicina Ocupacional e segurança do trabalho.

Solicite sua proposta

Occupare Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho
Telefone:: (41) 3077-0002
Celular: (41) 9 9706-9695 | WhatsApp
Av. Sete de Setembro, 3497 – 12° Andar – Curitiba – PR

Assuntos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar Menu
1
Olá, como podemos te Ajudar?
Powered by