Segurança do trabalho, o que é, importância, atividades, como funciona

Segurança do trabalho, o que é, importância, atividades, como funciona

Segundo os dados divulgados pelo Anuário Estatístico da Previdência Social em 2017, o Brasil se encontra em 4º lugar entre os países com maior número de acidentes de trabalho. Além disso, destaca-se o fato de que os acidentes de trabalho geram, anualmente, um prejuízo de cerca de 700 milhões para a economia nacional.

Dessa forma, a segurança do trabalho, cuja principal legislação trabalhista nacional é a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), busca amenizar tal problemática ao redor do país. Contudo, nem todos sabem exatamente como funciona esta ciência e, muito menos, como funciona esta profissão.

Descubra, a seguir, um pouco mais sobre a segurança do trabalho:

O que é a segurança do trabalho?

A segurança do trabalho é, também, definida como um conjunto de medidas a serem adotadas empresarialmente a fim de minimizar os riscos de acidentes ou complicações para a atividade do funcionário. Sendo, ademais, não somente relacionada ao período de execução da atividade, mas também à situações como viagens de trabalho, deslocamento de casa para o serviço e vice-versa, e em doenças causadas pelo desempenho da função.

Além disso, quando o assunto são as prescrições legais da Segurança e Medicina do Trabalho, se encontram, entre as principais legislações trabalhistas, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que foi sancionada pelo presidente Getúlio Vargas durante o Estado Novo, e, também, as Normas Regulamentadoras (NR).

Quem aplica as medidas de segurança do trabalho?

Todas as empresas que possuam funcionários devem aplicar as medidas de segurança do trabalho. Contudo, as medidas variam conforme o setor nas quais serão aplicadas. Os cuidados com a saúde de um vendedor, por exemplo, serão discrepantes dos cuidados com um mestre de obras.

Como é a atuação da segurança de trabalho dentro de uma empresa?

De maneira geral, a segurança do trabalho busca adaptar o ambiente de trabalho para os funcionários. Sendo desenvolvidas, por exemplo, ações multidisciplinares que envolvem a questão médica, técnica e administrativa. Dentre as mais importantes, se encontram:

  • Avaliações dos ambientes de trabalho;
  • A elaboração e apresentação de palestras e treinamentos;
  • Analisar e pesquisar as razões dos acidentes no trabalho;
  • Correção e/ou ajuste nos métodos utilizados;
  • Ocasionais avaliações psicológicas com os funcionários;
  • Estudar a legislação de segurança do trabalho, suas normas técnicas, e, também, as responsabilidades do empregador e dos funcionários;

Como é composta uma equipe de profissionais da área de segurança do trabalho?

A equipe de profissionais da área de segurança do trabalho é composta, de modo multidisciplinar, por profissionais como um Engenheiro de Segurança do Trabalho, um Técnico de segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho

Qual a importância de investir na prevenção de acidentes e doenças no trabalho?

Leigos e/ou mal-informados acreditam que devem diminuir os investimentos na prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Entretanto, uma das melhores formas de reduzir os custos da empresa é, justamente, investir na prevenção, já que, com o advindo de um acidente de trabalho, serão criados inúmeros prejuízos. Dentre tais prejuízos se encontram os valores tangíveis e, também, os intangíveis (como o valor de uma vida).

Sendo assim, é de suma importância que empresários busquem empresas como a Occupare para a prestação de serviços na área de Segurança e Medicina do Trabalho.

“Segurança do trabalho, o que é, importância, atividades, como funciona”

Medicina occupacional e segurança do trabalho em Curitiba

A OCCUPARE é uma empresa que presta serviços em Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho, tendo sua sede situada na Avenida Sete de Setembro, 3497 – 12º andar, na cidade de Curitiba-Pr.

Possui parcerias e credenciados em todo o território nacional e dispôe de corpo clínico treinado e preparado para atender as necessidades de cada cliente, além de estar em constante desenvolvimento em busca de inovações na prestação de serviço em Medicina Ocupacional e segurança do trabalho.

Solicite sua proposta

Occupare Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho
Telefone:: (41) 3077-0002
Celular: (41) 9 9706-9695 | WhatsApp
Av. Sete de Setembro, 3497 – 12° Andar – Curitiba – PR

Assuntos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar Menu
1
Olá, como podemos te Ajudar?
Powered by