Colocar CID no Atestado Médico

Colocar CID no Atestado Médico

É comum que o empregado, ao se ausentar do trabalho justificadamente, como no caso de estar doente, ao apresentar o atestado médico no RH, seja surpreendido com uma recusa. Geralmente essa recusa se dá sob o argumento de não haver uma indicação do CID – Código Internacional de Doenças. Mas afinal, a empresa pode mesmo recusar por falta de indicação do CID no atestado médico? Descubra a seguir:

Na maioria das vezes, essa situação prejudica o próprio trabalhador, já que o dia de trabalho em que houve a ausência será considerado falta injustificada e, por conseguinte, haverá desconto do salário do empregado.

A Lei, o Atestado Médico e a Exigência de CID

Segundo a Resolução 1685/2002 do Conselho Federal de Medicina, a indicação do diagnóstico (CID) só deve constar no documento com a autorização do paciente.

Para o TST – Tribunal Superior do Trabalho -, a proteção de informações pessoais relativas à saúde do paciente é direito do trabalhador, já que se trata de questões intimas e privadas do indivíduo, com previsão no artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal.

Ademais, o atestado médico possui veracidade relativa, podendo ser investigada mediante instauração de inquérito policial e representação ao Conselho Regional de Medicina.

Concluindo

Portanto, a recusa de atestado médico para fins de abono de falta, sob argumento de ausência do CID, trata-se de exigência descabida, já que viola a intimidade do trabalhador. Casos como esse tornam-se até mesmo passíveis de reparação por danos morais.

Alguma dúvida? Entre em contato com a Occupare – Medicina e Segurança do Trabalho e saiba mais sobre o CID no atestado médico.

Colocar CID no Atestado Médico
Siga a Occupare no facebook
“Colocar CID no Atestado Médico”

Medicina occupacional e segurança do trabalho em Curitiba

A OCCUPARE é uma empresa que presta serviços em Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho, tendo sua sede situada na Avenida Sete de Setembro, 3497 – 12º andar, na cidade de Curitiba-Pr.

Possui parcerias e credenciados em todo o território nacional e dispôe de corpo clínico treinado e preparado para atender as necessidades de cada cliente, além de estar em constante desenvolvimento em busca de inovações na prestação de serviço em Medicina Ocupacional e segurança do trabalho.

Solicite sua proposta

Occupare Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho
Telefone:: (41) 3077-0002
Celular: (41) 9 9706-9695 | WhatsApp
A
v. Sete de Setembro, 3497 – 12° Andar – Curitiba – PR

Clique aqui para Solicitar sua Proposta

Assuntos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Open chat
1
Olá, como podemos te Ajudar?
Powered by